FAQ

Grendene
Qual o posicionamento da Grendene em relação à sustentabilidade, visto que os materiais são sintéticos?

A gente acredita em um modelo de negócio que equilibra prosperidade econômica, respeito ao meio ambiente, trabalho ético e impacto social positivo. E é buscando esse equilíbrio que temos trabalhado dia a dia para aperfeiçoar nossas operações e nossos produtos.

Ao longo dessa jornada, pesquisamos e fizemos uma avaliação dos impactos dos nossos materiais em todo o ciclo de vida do produto: desde a matéria-prima até o descarte final do calçado. Esses estudos mostram que os materiais sintéticos que usamos são menos impactantes ao meio ambiente que outros materiais, como o couro. Além disso, estamos avançando para que cada vez mais produtos contenham materiais de origem renovável na composição. A sandália Ipanema, por exemplo, tem certificação Biobased e é feita de 20% a 40% de matéria-prima renovável.

Temos consciência que há uma longa jornada em direção a um modelo de indústria ecologicamente sustentável, mas estamos trabalhando para evoluir mais a cada dia.

Se o plástico é feito de petróleo, vocês podem afirmar ainda assim ser uma marca sustentável?

Sim, o nosso plástico é feito de petróleo e também contém outras matérias-primas de origem mineral e renovável.

Importante esclarecer que o plástico é um ótimo material, limpo, resistente, durável e reciclável. O problema é o uso exagerado, onde é desnecessário. Principalmente em tudo que a gente usa uma vez e põe fora, como canudinho, copinho e talheres descartáveis, sacos de supermercado, garrafinhas de água ou outras garrafas pet e muito mais.

O plástico que é usado muitas vezes, como os calçados, os utensílios domésticos, os computadores, os brinquedos, não são um problema para o meio ambiente desde que sejam corretamente destinados para reciclagem.

Existe como fazer plástico sem o petróleo?

É possível substituir a composição à base de petróleo por materiais de origem renovável ou outras formas naturais.

Atualmente, já temos material de origem renovável em nossos produtos, comprovado por certificações, na marca Ipanema e o objetivo é elevar esta quantidade, sempre de olho no menor impacto.

No entanto, há necessidade de prosseguir nossos estudos e identificar quais serão os impactos ambientais de um modelo e de outro. Afinal, queremos ter certeza de estar gerando sempre menos impacto.

O plástico dos calçados é reciclável?

Sim, totalmente reciclável e por muitas e muitas vezes.

E os calçados da Grendene usam plástico reciclado?

Já incluímos de 30% de material reciclado gerado dentro da própria fábrica em nossos calçados.

Os produtos Grendene são feitos com material biodegradável?

Nossos produtos não são biodegradáveis, são 100% recicláveis.

Os insumos utilizados para biodegradar o plástico (oxibiodegradáveis) geram microplásticos. Ou seja, geram um plástico fragmentado em pequenos pedaços que permanecem no solo, podem chegar aos oceanos, afetar a vida de animais marinhos, prejudicando potencialmente o meio ambiente. Em países da União Europeia, por exemplo, o uso de oxibiodegradáveis possui restrições.

Por isso, preferimos produzir peças recicláveis, acreditando que é a melhor forma de cuidar do meio ambiente.

Onde os calçados são feitos?

Todos os nossos produtos são feitos em nossas fábricas próprias: no Ceará (Fortaleza, Sobral e Crato) e no Rio Grande do Sul (Farroupilha). O funcionamento delas é 100% dedicado à produção da Grendene, o que nos garante:

  • total controle sobre a qualidade e sobre os materiais usados;
  • reaproveitamento de resíduos para a nossa própria produção;
  • conhecer quem faz nossos produtos, garantindo trabalho digno, bem-estar e meio de vida sustentáveis para quem trabalha na Grendene.

Ou seja, não há subcontratados para fabricar os nossos produtos. Todos os processos de fabricação são realizados nas fábricas da Grendene.

De que forma reutilizam os plásticos restantes, rebarbas etc?

As sobras de plástico são trituradas, moídas e voltam constantemente para o início da produção. Não temos desperdício de plástico na Grendene.

Como é feito o descarte do material não utilizado? Ou tudo é usado para reciclagem?

100% do plástico que sobra na produção volta para o início do processo. Mais de 90% dos nossos resíduos industriais são reciclados interna ou externamente, os outros resíduos são usados como fonte de energia ou coprocessados. Nenhum resíduo de característica industrial da Grendene vai para aterro.

Quais outros cuidados existem na produção?

Estamos reduzindo a cada ano o uso de recursos como água e energia. Temos o menor consumo de água da indústria de calçados do Brasil. E nossa meta, a partir de 2020, é que nenhum litro de água tratada seja desperdiçado em nossas fábricas.

Também investimos em energia renovável: nossas fábricas possuem sistemas de energia solar. A primeira a ter foi a de Sobral, no Ceará. A implementação dessa energia limpa evita a emissão de toneladas de carbono no meio ambiente.

Na área social, asseguramos o trabalho digno, o cuidado e o respeito com as pessoas que estão conosco. Todos os produtos Grendene são feitos em nossas próprias fábricas, o que permite cuidar de forma ainda mais eficiente dos direitos e necessidades dos trabalhadores e trabalhadoras envolvidos na nossa produção.

Nossas certificações das auditorias de responsabilidade socioambiental, como o selo ABVTEX, atestam as boas práticas na cadeia de produção da empresa.

Cuidamos de todos que trabalham conosco. Todos os aspectos de saúde, segurança e regulamentação trabalhista são levados muito a sério na Grendene. Por isso, garantimos todos os direitos dos nossos colaboradores.

*Todos os colaboradores, após cumprirem sua jornada de trabalho, segundo a legislação vigente, retornam para as suas casas.

Como reaproveitamos o plástico e os outros materiais em nossas operações?

Reciclando e reincorporando o máximo à produção, desde materiais plásticos até tintas e colas.

Os calçados usados da Grendene têm pontos de coleta?

Não temos pontos próprios de coleta de produtos pós-consumo. Orientamos nossos consumidores a usar o coletor de plástico da coleta seletiva.

Como é feito o aproveitamento do plástico quando o produto é descartado?

Simples: são desmontados, triturados, moídos e moldados de novo para retornarem, como por exemplo: peças da moda, bolsas, cintos, objetos de decoração, peças de motocicleta e até, no futuro, novos calçados com material reciclado.

O que é feito com os materiais que não são plásticos, como as fivelas por exemplo?

As fivelas ou outros materiais como metais são desmontados, separados e também destinados para reciclagem.

O que é feito com os produtos devolvidos ou não vendidos?

Todos são desmontados e separados. A grande parte, mais de 95% dos materiais, são recicladas já dentro de nossas próprias fábricas fazendo parte de novos produtos. Alguns pequenos adereços, que não podemos reciclar internamente são encaminhados para reciclagem externa ou recuperação energética (co-processamento).

Como a cliente pode fazer o descarte de calçados usados/antigos/com defeito (que não podem ser mais trocadas) de forma a não agredir ao meio ambiente?

Se você põe no coletor de plástico da coleta seletiva? Tudo certo.

Se você põe no lixo comum, ela vai para o lixão e não é reciclada. Aí vira poluição.

Por que há pouca comunicação sobre sustentabilidade na Grendene?

Porque por muito tempo nos preocupamos em primeiro melhorar nossos processos de produção para garantir o menor impacto. Agora, que já temos um conjunto consistente de ações, estamos no início de um grande movimento de engajamento para ampliar nossas atividades para além de nossas fábricas.

O que é a Política de Desenvolvimento Sustentável da Grendene?

A política organiza uma série de ações que a Grendene vem realizando ao longo dos anos e projeta as evoluções futuras em desenvolvimento sustentável. Tem uma ambição de longo prazo e estabelece metas e compromissos a serem alcançados em três grandes pilares de atuação: Valorização e Respeito às Pessoas; Operações Ecoeficientes; e Produtos Sustentáveis.

Quais são os programas sociais da Grendene?

Educação para o Desenvolvimento Sustentável

Projeto-piloto que a Grendene desenvolve em algumas escolas públicas das comunidades onde atua (Sobral e Farroupilha). O objetivo é educar alunos e toda a comunidade escolar para o consumo consciente, coleta seletiva e para o uso correto do plástico.

O que é um calçado vegano?

É aquele que não contêm qualquer componente de origem animal. Todas as marcas da Grendene são veganas.

O que é o selo Vegan?

É um registro internacional que comprova que os calçados não contêm componentes de origem animal. É um registro feito pela Vegan Society, a mais antiga organização vegana no mundo, que fica no Reino Unido.

O que é o selo Biobased?

É a certificação que verifica o percentual de matéria-prima renovável na composição dos produtos. É um selo internacional outorgado pela TUV Áustria.

Quais marcas são Biobased?

A Ipanema é a primeira marca da Grendene que tem o uso comprovado de 40% de matéria-prima renovável em sua composição. A próxima marca a receber o selo será Rider.

O que quer dizer o selo FSC das embalagens?

É um selo que assegura que as embalagens em papel são feitas com material que vêm do uso responsável de florestas plantadas, sem gerar desmatamento ou problemas sociais. É verificado por uma organização internacional chamada Forestry Stewardship Council (FSC).

A Grendene é certificada ISO 14.001?

A Grendene, através das metodologias da norma ISO 14.001, realiza o levantamento de aspectos e impactos de suas instalações e processos, assim como em uma possível aquisição ou comercialização de instalação. Todos os requisitos aplicáveis ao negócio, relacionados a saúde, segurança e meio ambiente são monitorados através de software específico, do fornecedor Verde Ghaia, onde há o acesso e o gerenciamento de todos os requisitos legais aplicáveis à organização. Toda a legislação aplicável ao negócio é monitorada pela equipe de especialistas do fornecedor.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com a gente:
0800 979-8898 / sac@grendene.com.br
Carlos André Carvalho
Gerente de Desenvolvimento Sustentável da Grendene
desenvolvimento.sustentavel@grendene.com.br