POLÍTICA DE
DESENVOLVIMENTO
SUSTENTÁVEL

POLICY

A Grendene contribui com a transformação para um mundo melhor através do desenvolvimento sustentável aplicado na gestão socioambiental das operações e produtos, no desenvolvimento de pessoas e comunidades onde está inserida. A Política direciona e orienta todas as nossas ações baseada em três pilares: Valorização e Respeito às pessoas, Operações Ecoeficientes e Produtos Sustentáveis

Valorização e Respeito as pessoas

  1. Incentivar mecanismos de gestão para promover a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento profissional.
  2. Garantir os Direitos Humanos a todos os envolvidos na cadeia de fornecimento, e repudiar quaisquer ocorrências de trabalho degradante, tais como trabalho infantil, forçado ou análogo ao escravo.
  3. Respeitar a diversidade e repudiar a discriminação entre os funcionários no que diz respeito a gênero, etnia, cor, idade, orientação sexual, política e religiosa, e necessidades especiais.
  4. Desenvolver programas e iniciativas socioculturais alinhadas aos valores da Grendene e em benefício das comunidades do entorno das unidades, por meio de parcerias com instituições de idoneidade comprovada e investimentos diretos próprios.

Operações Eco eficientes

  1. Melhorar continuamente a gestão da qualidade dos produtos, otimizando recursos, aumentando a eficiência operacional e diminuindo desperdícios. Fazer MAIS com MENOS.
  2. Aprimorar os programas de responsabilidade socioambiental, educação ambiental e consumo consciente de recursos, mantendo uma gestão de eficiência energética e de baixa pegada hídrica.
  3. Otimizar, reutilizar, reciclar e/ou eliminar a geração de resíduos no processo. Reduzir e/ou eliminar quando viável técnica e economicamente o uso de produtos químicos perigosos nas operações.
  4. Manter a relação transparente, isonômica e ética com as principais partes interessadas, como funcionários, fornecedores, comunidade do entorno e parceiros.

Produtos Sustentáveis

  1. Pesquisar e incentivar o uso de materiais renováveis e recicláveis, fomentar práticas de reciclagem e reaproveitamento de insumos e resíduos.
  2. Avaliar os impactos ambientais dos produtos em toda a cadeia produtiva até o descarte final.
  3. Eleger prioritariamente materiais ou afins, facilitando a reciclabilidade, para produto, embalagem ou acessórios em geral.
  4. Otimizar, reutilizar, reciclar e/ou eliminar a embalagem de materiais e produtos.
  5. Otimizar, reutilizar, reciclar ou destinar de forma adequada, os calçados no final do seu ciclo de vida. Identificar e aplicar materiais certificados ambientalmente.
  6. Educar socioambientalmente sobre o uso eficiente das matérias primas que compõem o nosso calçado e embalagem e suas vantagens e desvantagens durante o ciclo e tempo de vida.
Através da Política de desenvolvimento Sustentável da Grendene, contribuímos ativamente com 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Boa saúde e bem-estar Educação de qualidade Igualdade de gênero Água limpa e saneamento Energia acessível e limpa Emprego digno e crescimento econômico Indústria, inovação e infraestrutura Consumo e produção responsáveis
ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fazem parte de uma iniciativa da ONU em sua agenda socioambiental. Os ODS definem os temas humanitários que devem servir como prioridade nas políticas públicas interncionais até 2030.